Rede Legislativa: Canais de TV vão mudar no seu controle remoto

Canais da Rede Legislativa de TV em Montes Claros e outras 40 cidades terão, no dia 29 de agosto, os números de sintonia alterados. A mudança, autorizada pelo Ministério das Comunicações, colocará o canal legislativo mais acessível aos telespectadores, mais próximo das outras emissoras de TV no controle remoto.

O objetivo é popularizar as programações das TVs legislativas, aumentando a audiência das sessões plenárias de votação, reuniões públicas, debates, entrevistas e programas jornalísticos. Tudo para que o cidadão acompanhe o dia a dia do trabalho dos parlamentares na Câmara, no Senado, na assembleia estadual e na câmara municipal, em busca do fortalecimento do Poder Legislativo e da democracia.

Em Montes Claros os canais serão os seguintes:

• 5.1 – TV Câmara dos Deputados
  • 5.2 – TV ALMG
  • 5.3 – TV Câmara Montes Claros
  • 5.4 – TV Senado

A troca desses números foi possível após a publicação, em fevereiro, da Portaria 486/2020 do Ministério das Comunicações. A Rede Legislativa teve a opção de escolher que número usar em dezenas de cidades e foi atendida em todas as solicitações, conforme publicado na Portaria 2230/2020, em maio. Das 67 emissoras de TV legislativa no ar, 48 mudarão de número às dez horas da manhã de 29 de agosto.

Além de alterar a numeração dos canais de TV no ar, a Rede continua sua expansão pelo Brasil e já tem sinal aberto de televisão em 59 cidades, com alcance de 250 municípios. Estão em implantação outros 112 canais.

Com o recurso da multiprogramação, possível na tecnologia digital, a Rede Legislativa de TV coloca quatro emissoras no ar em cada operação: TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal.

Os números dos canais a serem alterados em 29 de agosto estão sendo informados pelas emissoras com pelo menos um mês de antecedência, período mínimo exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel para divulgação da mudança.

Fonte: Site Câmara dos Deputados – TV Câmara